Servicos Produtos Mercados Newsletter Empresa Contato Noticias Home  
 
 

Manutenção: Dicas sobre Gaxetas, Parte 2

Por Steve Teer, Técnico da Assistência Técnica Nash

Ao trocar as gaxetas, assegure-se que as mesmas sejam instaladas corretamente e durante a instalação, verifique atentamente a direção dos cortes da mesma. O objetivo das gaxetas é permitir o gotejamento para resfriar o eixo e não de impedir que a água passe pelos anéis.  O gotejamento deve ser de 45 a 60 gotas por minuto e seu ajuste é dado apertando os anéis das gaxetas através da sobreposta.

XL packing drawing

Dicas sobre como instalar as gaxetas:

  • Corte um pedaço da gaxeta (cerca de 6 mm) antes de instalar e achatar a mesma. Caso contrário, durante a instalação ela pode ficar maior que a circunferência original e remontar sobre si mesma impedindo o correto assentamento. Se isso acontecer, o vazamento será excessivo e ao tentar apertar as gaxetas, mesmo que estas sejam de teflon grafitado, você poderá causar um desgaste prematuro do eixo.
  • Instale os primeiros anéis na caixa de gaxetas e depois utilize a sobreposta para garantir que eles estão assentados corretamente. Prossiga a instalação dos outros anéis e fixe a sobreposta.
  • Durante o primeiro start-up do equipamento ou na troca das gaxetas, a temperatura das mesmas deve estar em torno de 10 a 15 graus abaixo da temperatura dos rolamentos - que não deve exceder 70°C (durante a primeira hora de funcionamento). Caso contrário pare a bomba e deixe-a resfriar em temperatura ambiente por pelo menos uma hora, com isso, a temperatura do equipamento deve cair em torno de 10 – 15 graus e depois ela deve seguir caindo até que o equipamento chegue à temperatura normal.
Consulte em pdf  
 
 

 

Gardner Denver Nash Brasil Indústria e Comércio de Bombas Ltda.
Av. Mercedes Benz, 700 - Distrito Industrial - Campinas - 13054-750 - SP - Brasil
Tel.: +55 (19) 3765-8000 - Fax.: +55 (19) 3765-8001