Servicos Produtos Mercados Newsletter Empresa Contato Noticias Home  
 
 

Manutenção: Dicas sobre Gaxetas, Parte 1

Por Steve Teer, Técnico da Assistência Técnica Nash

A partir da época em que se passou a utilizar gaxetas sintéticas, a atenção dada a elas que antes era esporádica, passou agora a ser praticamente diária. Muitas pessoas não imaginam quantos problemas podem ocorrer envolvendo as gaxetas.

O que deve ser considerado:

1.  Qual a idade da bomba, quanto tempo ela ficou parada antes de ser ligada. Se o equipamento ficou parado por um longo período, as gaxetas estarão ressecadas.

2.  Se os rolamentos apresentarem temperaturas excessivas, não chegarem até sua carga máxima e já começarem a perder a performance, então existe um problema. 

Dicas sobre as gaxetas

  • Ao ligar uma bomba nova ou realizar a troca da gaxeta, assegure-se de que a mesma está livre mas não presa ao eixo. 
  • Depois da bomba ter funcionado por dez minutos com vazamento constante, aperte as porcas das sobrepostas por igual, uma volta de cada vez. Repita a intervalos de 10 minutos até que haja um vazamento de aproximadamente 45 a 60 gotas por minuto, sem superaquecimento. Esse gotejamento é necessário para lubrificar as gaxetas e assim evitar que arranhem ou queimem o eixo. Apertos subseqüentes da sobreposta deverão ser feitos, com a bomba operando a temperaturas e vácuo ou pressão de trabalho normais.
  • Se a temperatura da caixa de gaxetas exceder em 10ºC a temperatura do corpo, pare a bomba imediatamente e determine a causa.
  • Ocasionalmente, é possível que não haja nenhum gotejamento. Se isso acontecer mas o eixo mantiver uma temperatura que você consiga deixar seus dedos sobre ele ( normalmente abaixo de 54°C), está tudo bem.
  • Se o eixo estiver arranhado devido compressão exagerada da gaxeta, você terá dificuldades para ajustá-la. Use o mínimo possível de pressão e seja paciente.
  • Se você trocar as gaxetas anualmente, será muito mais fácil.
Consulte em pdf  
 
 

 

Gardner Denver Nash Brasil Indústria e Comércio de Bombas Ltda.
Av. Mercedes Benz, 700 - Distrito Industrial - Campinas - 13054-750 - SP - Brasil
Tel.: +55 (19) 3765-8000 - Fax.: +55 (19) 3765-8001