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Lubrificação de rolamentos - graxa x óleo
Por Don Sedlak, Técnico de Serviço da Gardner Denver Nash de Cleveland   
Como Técnico de Serviço da Gardner Denver Nash no Centro de Serviços de Cleveland, tenho visto muitas bombas entrar em nossa oficina por falha no rolamento. A pergunta que sempre fazemos é: por que isso aconteceu e o que pode ser feito para evitar futuras falhas?
As razões mais comuns para problemas nos rolamentos são a falta de lubrificação ou o uso de lubrificação contaminada - não o tipo de lubrificante utilizado.
A maioria das bombas de Nash têm rolamentos lubrificados com graxa. Isso não implica que a graxa é melhor do que o óleo, só que nosso equipamento foi projetado dessa forma. Algumas de nossas bombas têm a opção de ser óleo ou graxa, mas a configuração padrão é ter lubrificação com graxa, oferecemos a lubrificação a óleo como uma alternativa.
Com os rolamentos lubrificados com graxa, é impossível dizer a quantidade ou a qualidade do lubrificante sem desmontar as tampas do rolamento. Determinar condição dos rolamentos pode se tornar um jogo de adivinhação. Por outro lado, os rolamentos lubrificados a óleo normalmente tem um visor onde você pode facilmente identificar se o nível está baixo ou se o óleo está descolorido.

Normalmente, o que encontramos é que a maioria dos rolamentos lubrificados com graxa não estão lubrificados o suficiente ou então estão lubrificados em excesso. Às vezes, a graxa está velha e rígida, e possivelmente contaminada. Um inspeção física pode reduzir muito o potencial de falhas.

Com rolamentos lubrificados a óleo, vemos muitas vezes o baixo nível de óleo como causa de falhas. Os retentores que vedam o óleo podem tornar-se frágeis com o tempo e apresentar vazamentos e, além disso, qualquer água presente no óleo irá para o fundo do reservatório. Quando isso acontece, o visor do óleo pode se mostrar dentro do nível adequado, mas o seu principal conteúdo pode ser principalmente a água.

Muitas vezes encontramos água presente em rolamentos independente do tipo de lubrificação. A água pode surgir simplesmente por condensação, porém mais comumente por infiltrações. É muito importante manter o gotejamento das gaxetas o mínimo possível, mas é ainda mais importante que a água seja drenada adequadamente.

Existe um orifício abaixo dos mancais de rolamento responsável por fazer a drenagem da água provenientes do gotejamento das gaxetas. Muitas vezes este orifício fica obstruído com excesso de graxa ou detritos do processo e, eventualmente, a água entrará no mancal do rolamento.

Então, qual é a verdadeira resposta aqui? Eu diria que não a escolha do tipo do lubrificante, mas sim a manutenção do mesmo. Siga as orientações do nosso Manual de Instalação e Operação para a sua bomba de Nash e dispense o tempo necessário para cuidar de qualquer lubrificação que você escolher.
 
 

 

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